sábado, 27 de outubro de 2012

Caravana da Liberdade


Em 21 e 22 de novembro de 2012, acontece a Caravana da Liberdade, na cidade de Codó, no Maranhão. Um movimento de combate ao trabalho escravo e infantil, desenvolvido pelo TRT do Maranhão, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Procuradoria Regional do Trabalho (PRT), Banco do Brasil, BNB, Polícia Rodoviária Federal e várias entidades parceiras.

A Caravana tem por objetivo proporcionar a sociedade esclarecimentos sobre direitos, bem como desenvolver atividades de promoção da cidadania no Estado. “Isso se dá por meio do acesso aos serviços prestados pelos órgãos que pactuam com o acordo. Será realizado um trabalho direto de combate ao aliciamento de trabalhadores escravos, além da conscientização da população acerca de práticas relacionadas, como o tráfico de pessoas”, informou a Secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira.


A cidade de Codó foi escolhida para receber a caravana  pelo fato de a região apresentar altos índices de conflitos sociais, trabalho escravo e infantil, grande quantidade de usuários de drogas e outros problemas sociais. Também é um dos municípios  com maior número de aliciamento de pessoas para trabalharem em situação análoga a de escravo.



Na caravana serão oferecidos serviços como emissão de Carteira de Trabalho (CTPS) e outros documentos, ouvidoria itinerante, recebimento de reclamações trabalhistas, orientação jurídica, orientações financeiras e econômicas, coleta de denúncias de trabalho escravo, atendimento pelo Ministério Público, além de reunião com sindicatos de trabalhadores rurais, gestores municipais e audiência pública com os empresários locais.


Haverá também distribuição de material informativo, atividades com os educadores e comunidades quilombolas, cursos de aprendizagem, palestras em escolas e oficina de capacitação nas unidades de saúde da família para identificação de situações de trabalho infantil e doenças relacionadas ao trabalho, além de atividades culturais. O objetivo é desenvolver ações de integração de políticas públicas de trabalho, emprego e renda e desenvolvimento social.



Fontes: Reunião Grupo  Caravana da Solidariedade, Sistema Difusora de Comunicação,TRT- MA, Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Humm...que felicidade, você comentou!