quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Por falar em amor, vou dizer agora.

Gosto de falar, de escrever e  de ler sobre o amor, mas, principalmente gosto de viver o amor. Uma das minhas frases preferidas é Omnia Vincit Amor; Et Nos Cedamus Amori de Virgílio, " O amor tudo vence; rendamo-nos". Rendamo-nos ao amor em suas diversas dimensões, como por exemplo a amizade: " A amizade é quase amor" ( Rui Barbosa). E na sua maior e mais completa expressão: "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." (João 15:12-14). Tenho me fortalecido nesse amor imenso a cada dia que acordo, e Ele me cura e apascenta esse coração que envelhece por muitas vezes angustiado, por muitas vezes dolorido. Contudo, tenho o maior amor ao meu dispor e me acalmo. O meu Deus é amor! O meu Deus é alegria!

Continuando a falar de amor, um dos meus escritores preferidos é Shakespeare, que contou e cantou o amor em versos, prosas, histórias, peças, sonetos e o imortalizou  com personagens  como Romeu e Julieta, ou como Petrúquio e Catarina da Megera Domada. Dele gosto dos sonetos, cheios de romantismo, de um amor grande e por vezes alucinado:

"Quem é que diz o mais e que mais pode dizer o maior louvor que és tu somente?" (Sonetos Compeltos, Shakespeare, por Vasco Graça Moura)

"How like a winter hath my absence been, from thee, the pleasure of the fleeting year!" ( Sonetos Completos, Shakespeare, por Vasco Graça Moura)

Gosto também das peças, que contam lindas histórias cheias de paixão, de sofreguidão e de amor, é claro:

"Mal se encontraram, logo se olharam; mal se olharam, logo se amaram; mal se amaram, logo suspiraram; mal suspiraram, perguntaram o motivo de o haverem feito; mal souberam a razão, logo procuraram o remédio" ( Como Gostais, Ato V)

A música é outra forma de falar de amor, que aprecio muito. Através das décadas, poetas musicais expressam o sentimento. Ora cantando, ora criando, ora dançando. A música dá sonoridade ao que queremos dizer sobre o amor. São tantos os exemplos que fica difícil escolher qual postar, mas vamos lá. Escolhi Monte Castelo, da Legião Urbana, que mistura versos de Camões com versos da Carta de São Paulo aos Coríntios, uma carta poética que fala do amor genuíno. O amor que eu gosto de sentir. Podia ter escolhido tantas outras, mas esta, me remete a minha adolescência ao mesmo tempo que cabe direitinho com o momento que estou vivendo. Um momento de uma mistura de amor enorme. Amor pelos meus filhos, pelo meu querido, pela minha família, pelo meu trabalho , pela minha vida e principalmente amor pelo meu encontro com Ele, meu Deus, que me faz amar mais a cada vez. 





Gosto da eloquência dita  pelos poetas, pelos músicos. Gosto da minha eloquência. Amo e não nego. Gosto de dizer do amor, de olhar de amor, de cuidar de amor, de fazer amor. Prefiro dizer agora do que sinto, não gosto de postergar coisas boas. Gosto de vivê-las. Gosto de senti-las e sempre que possível espalhar pelos quatro cantos do meu mundo e do mundo das pessoas que me cercam.  Sou toda amor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Humm...que felicidade, você comentou!