segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Por que sou ativista da amamentação?



Vi no blog da Luminha, uma blogagem coletiva sobre amamentação, Por que sou ativista da amamentação. Não sei se entendi se é hoje, 20 de agosto, ou outro 20. Mas, resolvi postar.
Sou mãe de três filhos, dois deles amamentei, o terceiro por motivos alheios a minha vontade não consegui amamentar. Contudo, ele mamou. Teve uma ama de leite, minha irmã. Sempre fui a favor da amamentação, mesmo não tendo gostado muito da experiência, mas essa é outra história. Amamentar é muito importante, eu mesma mamei até os dois anos.Tenho uma saúde de ferro, mesmo sendo diabética, aliás, só comecei a sentir essas coisas de doença de uns dois anos para cá. Vou fazer 45  anos, agora dia 23, e sempre fui saudável. E ainda sou, mesmo com essa coisa chamada diabetes. Acredito que amamentar seja um benefício a ambas as partes: mãe e filho. Deixa-os mais perto, converte-os em mais amigos, tanto pelo contato físico, quanto pela própria ação de alimentar. Mãe já nasce com esse instinto, alimentar sua cria. Na amamentação há uma troca simultânea de carinho. De amor, de cumplicidades.
Quanto ao aspecto físico, não sei se crianças que são amamentadas são mais magras. Sobre isso tenho muitas dúvidas. Eu nunca fui magra, minhas irmãs idem. Meus filhotes também não. Meus sobrinhos e sobrinhas também não. Fico procurando na minha mente quem eu conheço, que sei que mamou um tempão, que seja magro. Não lembro. Sou pela amamentação, mas não sou a favor de conceitos extremados e modernosos demais sobre este assunto ou qualquer outro. Amamentar é um ato natural, mas que deve vir da vontade verdadeira da mãe. Sem imposições modistas, ou de qualquer origem que seja. Amamentar antes de ser um ato de alimentação, tem de ser um ato de amor. Amor que se reveste da necessidade natural da mãe de proteger o filho da fome. Amamentar tem que ser um ato consciente e claro. Nada de obrigação societal, por que fulano ou beltrano disse que é bom. Não sei se sou ativista da amamentação. Vim  blogar com essa dúvida, queria dizer algo, e estou dizendo. Acredito que nós mulheres temos o direito de ter condições de amamentarmos nossos rebentos. Mas, também temos obrigações de darmos um leite bom, não só de nutrientes, mas cheio de ternura e amor. Nada de mamadeira no peito. Amamentar é sim um ato de amor, mas, também de muita responsabilidade. Responsabilidade da mãe, do pai e de todos que se propuserem a amar uma criança. Porque deixar só por conta da mãe é ferro! Quem já teve a mama empedrada por tanto leite? Quem já teve febre, por causa de tanto leite? Sortuda, hein? É sorte,pois há um monte de mulher por aí que não tem leite nenhum. Entretanto, quando a mama empedra, e a febre vem, a vontade que dá é de não amamentar mais, pelo menos eu senti assim, e se não se tem um apoio efetivo do parceiro, da família, se desiste mesmo. Eu abençoada que sou, tive todo apoio do mundo. Não desisti. Tenho filhos fortes, com dentes fortes, pele limpa, saúde boa. Graças a Deus. Amamentar é um ato de amor sim! É preciso amor de todos os lados.É preciso cuidado com a vida. Esqueçamos a modernidade das clonagens, dos leites superespeciais e valorizemos o que Deus nos deu gratuitamente: o dom de alimentar através do nosso próprio corpo. Mas, façamos isso com amor, por favor, façamos com amor.

4 comentários:

  1. Claudia, senti que o seu texto foi um pouco de desabafo! "Desabafo de mãe" - Ah, todas nós temos dificuldades quando nos propomos a fazer corretamente. Até me disseram que tem um ditado antigo que diz "Mãe que faz tudo certo, fica no primeiro filho". Dá muito trabalho amamentar! Acontece tudo isso que você falou, mas como é prazeroso olhar para aqueles olhinhos de corujinha nos olhando carinhosamente enquanto mamam!
    Não entendi porque disse que não gostou da experiência, já que seu texto comprova o contrário.
    Obrigada por participar!! Adorei!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma,
      Isso de eu não ter gostado, foi só um pouquinho, é uma história longa, um dia eu conto,rs...beijooooooo

      Excluir
  2. Olá, Cláudia, agora quero ver tbm o relato de o por quê não ter gostado e sabe pq? Porque isso pode ajudar outras mulheres. Como vc bem disse a amamentação deve mesmo ser um ato de amor e às vzs a mulher se sente obrigada a amamentar (mesmo com dúvidas, medos, desconfortos de todo tipo) e se sente então "obrigada a amar". Imagina que noia isso pode causar! Amei seu texto.

    ResponderExcluir
  3. Tá bom!!
    Gostei das boas novas que contou no comentário que fez no "Luz".
    Que seus dias sejam abençoados!!
    Beijus,

    ResponderExcluir

Humm...que felicidade, você comentou!